02/10/12

Escola de Música Tradicional 2012 / 2013

 

Caros ALUNOS, SÓCIOS e AMIGOS,


 
BEM-VINDOS AO 5.º ANO DA EMT-LÉRIAS 2012/2013.
É com enorme alegria que vos convidamos para mais um ano lectivo da
 da ESCOLA DE MÚSICA TRADICIONAL da Lérias Associação Cultural
que terá o seu início já no próximo dia 22 de Outubro.

 

Este ano a EMT leccionará os seguintes CURSOS:

Iniciação à Gaita-de-foles
Aperfeiçoamento técnico de Gaita de Foles
(conjunto; individual ou a dois)
• Percussões Tradicionais I e II
• Iniciação à Flauta de Tamborileiro
• Iniciação ao Acordeão

• Guitarra Clássica

Convidamos todos os interessados em aprender com a LÉRIAS a comparacer nas reuniões de apresentação e inscrição que se realizarão nos seguintes dias e locais:

- Palaçoulo:8 de Outubro, 21h, Sede da Lérias Associação Cultural (Escolinha)
- Sendim:8 de Outubro, 18h, Junta de Freguesia
- Malhadas:9 de Outubro, 21h, Casa do Povo
- Miranda do Douro:9 de Outubro,18h, Casa da Música
- Atenor:11 de Outubro, 21h, Junta de Freguesia
- Duas Igrejas:10 de Outubro, 21h, Antiga Escola Primária
- Variz:12 de Outubro, 21h, Antiga Escola Primária
 
Inscreve-te já!
 
 
 Para mais informações: lerias.associacao@gmail.com
Tel.: 96 225 62 55 | 96 642 02 20

.......................................................................................................................................................................

Gaita-de-Foles (Ricardo Santos)

I- Aulas de Iniciação à Gaita-de-Foles Mirandesa

II - Aulas de Aperfeiçoamento Técnico de Gaita de Fole


As aulas de gaita-de-foles incluirão uma vertente prática (postura, respiração, digitação, afinação, ornamentação, etc), e uma vertente teórica com noções básicas de teoria musical bem como noções sobre os contextos históricos e etnográficos do instrumento.
O modelo de gaita-de-fole ensinado é a gaita-de-fole mirandesa. O repertório ensinado inclui sobretudo repertório mirandês mas também repertório de outras zonas do país, bem como algum repertório estrangeiro de instrumentos do mesmo género.


 Percussão (Xavier Rodrigues)

Com as aulas de Iniciação ao Acordeão pretende-se permitir que qualquer pessoa possa descobrir e dar os primeiros passos na exploração deste instrumento.
Sendo este um dos instrumentos mais versáteis a nível de reportório em todo o mundo será dado especial enfoque ao reportório tradicional e popular português.
O principal objectivo desta formação em percussões tradicionais é a introdução às técnicas básicas para a sua utilização e a sensibilização para a importância destes instrumentos na nossa cultura tradicional.
Os instrumentos de percussão a explorar serão: caixa, bombo e timbalão.


 Fraita Tamborileira (Pedro Almeida)

Com as aulas de Iniciação à Flauta de Tamboril, pretende-se revitalizar e dar a conhecer um importante instrumento no reportório tradicional mirandês.
Sendo a Flauta de Tamboril um instrumento de grandes capacidades expressivas, e com forte presença em Portugal, o objetivo passa por interpretar e avaliar a riqueza e as possibilidades do instrumento. Assim como entender a especificidade do exemplo português perante a sua diversidade global.
Estarão em foque as duas áreas geográficas portuguesas, Trás-os-Montes (Planalto Mirandês) e Baixo Alentejo (Serpa, Moura e Barrancos) onde a flauta de tamboril se manteve com reportório específico.
Será dada especial atenção à especificidade musical do Planalto Mirandês, onde juntamente com a gaita-de-foles, a flauta de tamboril desempenha um papel fundamental na riqueza e diversidade em todas as suas funções: alvoradas, lhaços, bailes mistos (jotas e passeados), passacalhes, romances,…
As aulas terão incidência na técnica de execução e coordenação entre o tamboril e a flauta, assim como ornamentos e reportório.
A contextualização histórica da prática do instrumento em Portugal, assim como, os estudos e recolhas áudio de Etnomusicologia, estarão presentes nas aulas.


 Iniciação ao Acordeão (António Garcia)

Com as aulas de Iniciação ao Acordeão pretende-se permitir que qualquer pessoa possa descobrir e dar os primeiros passos na exploração deste instrumento.
Sendo este um dos instrumentos mais versáteis a nível de reportório em todo o mundo será dado especial enfoque ao reportório tradicional e popular português.


 Guitarra Clássica (Paulo Meirinhos)

As aulas de Guitarra clássica são dirigidas a todos aqueles que pretendem iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos musicais, no âmbito da guitarra, através de um programa de aprendizagem adequado ao nível de aprendizagem, interesse e objectivos dos alunos.

Sem comentários: